Vento aparente: resultado da soma vetorial do vento em relação ao solo com sua velocidade em relação ao solo. No caso do kitesurf, o vento aparente sentido pelo kite é a soma do vento real com a velocidade de deslocamento do kite. Por isso quanto mais velocidade você pega mais potência o kite devolve, pois o vento aparente aumenta!! Ao movimentar o kite para cima e para baixo, você também cria mais vento. Imagine esta situação: você está comandando o kite na areia, com um vento de 10km/h, e fazendo o kite ir de um lado a outro da janela. O vento sentido pelo kite é a soma vetorial do vento real com o vento criado pela velocidade do kite no a
r. Como o kite viaja bem rápido através da janela, podemos calcular que o vento aparente sentido pelo kite quando passa pela zona de power é bem grande!
1 Para entender o vento aparente, imagine-se numa estrada com sua bicicleta indo para o norte. O vento sopra do Norte a 10 km/h. Se você estiver pedalando a 10km/h, vai sentir um vento aparente (o vento que resulta da soma da velocidade do vento com a sua velocidade) de 20 km/h!!
2 Se você parar, vai sentir o vento a 10 km/h. Neste caso, o vento aparente é o próprio vento real, pois você está parado.
3 Se você der meia volta e pedalar para o sul a 10km/h, não vai sentir nenhum vento em você, pois estará pedalando junto com as particulas de ar! Neste caso sua velocidade em relação ao solo tem mesma direção e intensidade da velocidade do vento.
4 O vento aparente é a soma vetorial da velocidade do vento real com a velocidade do objeto. Soma vetorial leva em conta as direções e intensidades. No caso de você estar pedalando para o norte a 10km/h, e o vento soprar de leste a 10km/h, você vai sentir um vento aparente vindo de nordeste..mas que não é de20km/h, e sim do resultado da soma vetorial, que nesse caso é de 14km/h.
Comments