top of page

Entenda o gráfico de previsão do vento


Diversos sites oferecem previsões do clima e do vento das mais variadas regiões do país.

O bom conhecimento dos gráficos de previsão auxilia muito na avaliação do melhor local para sua próxima kitetrip. A meteorologia não é uma ciência totalmente precisa, mas na escuridão um palito de fósforo é sempre melhor do que nada.

Esteja atento às previsões de mudanças climáticas e frentes frias. Normalmente, toda alteração no tempo produz vento.

Comece escolhendo o tipo de gráfico. Os melhores para o kitesurf são os separados por região e com ventos 10m acima da superfície. Previsões com muitos dias de antecedência costumam ser imprecisas, portanto procure ver os gráficos com um mínimo de 24hs de antecedência, pois possuem melhor índice de acerto.



As flechas indicam a direção do vento (para onde ele vai). Flecha para baixo é Norte, para cima é Sul, para a direita é Oeste e para a esquerda é Leste. O gráfico em linha indica a velocidade do vento, geralmente em metros por segundo (ver tabela de ventos). Para converter para nós, multiplique por dois e terá o número de nós aproximado. A data marcada embaixo não tem diferença, mas a hora (Z) é a do Meridiano de Greenwich. Portanto, se não estiver em horário de verão subtraia 3 horas. Ex.: Se o horário de maior vento estiver indicando 12Z, esteja na praia às 9 horas. Caso esteja em horário de verão, subtraia 4 horas.

por Kitesurf Mania, Ilustrações Newton Verlangieri

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page