top of page

Auto resgate

Em algumas situações, entre elas quando o vento acaba ou o kite não redecola, você ficará a deriva e precisará voltar remando para a praia. Aprenda alguns procedimentos para fazer isso com menos esforço e mais segurança. É importante lembrar que muitos incidentes podem acontecer e lhe deixar à deriva, por isso não se afaste demais da costa e dê preferência a locais protegidos, como baías e enseadas. Sair com o vento terral (soprando da terra para o mar) também pode ser muito perigoso, impossibilitando a volta sem a ajuda de um barco. Em casos extremos, pode ser necessário que vc abandone o kite, mas...ATENÇÃO: Nunca abandone a prancha!



1 Para que o kite não redecole acidentalmente, segure por uma das linhas e enrole-a algumas vezes na barra antes de começar a enrolar as outras linhas. O kite panejará como uma bandeira e puxará menos. Dica: Sempre enrole a linha, para que ela não se embarace ou enrole perigosamente em você.




2 Ao chegar no kite, esvazie o inflável principal, enrole-o e reme até a praia. Quando o kite for muito grande, esvazie mais alguns infláveis e dobre-o bem. Se você aguarda por resgate de barco, deixe-o inflado, para ficar mais visível e facilitar sua localização. Dica: Depois de esvaziar um inflável, feche a válvula para não entrar água.




3 Se a direção do vento estiver favorável, esvazie um pouco o inflável principal e use o kite como uma vela, segurando-o firmemente pelas pontas, mantendo-as juntas. Este método permite até uma pequena orça. Não se esqueça de antes enrolar as linhas na barra, pois podem se enroscar em uma lancha.




4 Se sua prancha for muito pequena e/ou tiver pouca flutuação, prenda o conjunto com o trapézio, a barra e o kite nela e volte nadando, rebocando tudo ou empurrando o conjunto com as mãos. Deixe tudo o mais compacto e hidrodinâmico possível, para evitar um grande arrasto. Dica: Mesmo que você estiver distante da costa, mantenha sempre a calma e nade sem afobação.


ATENÇÃO: Nunca abandone a prancha"




5 Caso receba ajuda de alguma embarcação, avise o comandante sobre as linhas e enrole-as antes da aproximação do barco. O barco deve se aproximar por sotavento (o vento sopra de você para o barco). Cuidado: À meia distância, as hélices do barco puxam e se enrolam nas linhas facilmente.



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page