top of page

A decolagem do kite

Adecolagem do kite é um dos momentos que requer mais atenção do velejador. A grande maioria dos acidentes ocorreram nessa hora ou na hora do pouso, e muitas vezes ocorre por uma falha em algum item de segurança, falta de conhecimento do velejador e posicionamento incorreto na janela do vento.

Para decolar seu kite, você já deve ter feito no mínimo 3 horas-aula com um instrutor qualificado e deve saber identificar os seguintes itens:


- Direção do vento

- Zona de menor pressão

- Bordo de ataque


O kite deve ser decolado por um assistente que deve ser instruido PELO VELEJADOR sobre como deve ajudar . Não peça ajuda de pessoas na praia que não possuem conhecimento sobre o assunto. Lembre-se que a responsabilidade é sua e se for chamar alguém na hora, explique todos os passos antes de seguir em direção a barra e solicitar a decolagem.


Acompanhe no Kiteschool do Kitesurf Mania a melhor maneira de decolar a sua pipa:



1 Tenha sempre a ajuda de um parceiro para segurar o kite na decolagem. Posicione o kite na lateral do vento. Com o vento batendo nas suas costas, seu parceiro deve segurar o kite à sua direita ou esquerda, e nunca à frente (na direção do vento). O kite deve ser segurado pelo bordo de ataque. Quando você e seu parceiro se posicionarem corretamente e achar o ângulo correto no vento (as linhas devem estar perpendiculares ao vento e não paralelas) seu assistente pode soltar o kite e você comanda levemente para ele subir.




2 O velejador sinaliza para o assistente que está tudo correto e que ele já pode soltar o kite para a decolagem.




3 Sempre controle o kite com movimentos leves e vagarosos na barra e mantenha o kite na zona neutra até conseguir entender bem a potência que o kite desenvolve ao voar.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page